dicas para organizar um jantar formal
1- Qual a tolerância de atraso para servir o jantar?
Sirva o jantar no máximo uma hora depois do horário marcado com os convidados. É sinal de respeito com as pessoas pontuais.
2- Qual a ordem correta de posicionar os talheres na arrumação da mesa?
As facas ficam à direita com as lâminas voltadas para o prato, os garfos à esquerda com os dentes voltados para cima, na ordem de uso, de fora para dentro. Caso seja utilizada, a colher fica ao lado das facas, e os talheres de sobremesa ficam acima do prato.
3- Quando e como usar talheres de peixe?
Se o seu faqueiro tem talher de peixe, o ideal é comer entradas com peixe, camarão ou outros frutos do mar com eles. Se a entrada e o prato principal levarem esses ingredientes, coloque na mesa dois pares de talher de peixe para não misturar os sabores. Caso não os tenha em quantidade suficiente, reserve-os para o prato principal e use garfo e faca tradicionais para a entrada. Para receitas em que o peixe aparece misturado a outros alimentos, como um risoto de salmão, o correto é usar talher de peixe, mas admite-se adotar garfo e faca comuns.
4- O talher de sobremesa deve estar na mesa?
Sim. A colher é usada para sobremesas mais líquidas, como musses e cremes. Já o garfo e a faca acompanham tortas e bolos. Eles devem ficar acima do prato, a concha da colher e a ponta da faca voltadas para a esquerda e o garfo no centro, com o tridente voltado para a direita.
5- Qual o lugar do guardanapo, antes e no fim da refeição?
As regras mais tradicionais pedem que o guardanapo fique à esquerda do prato, desde que a entrada não esteja servida ao se chegar à mesa. A única proibição é dentro de copos, pouco chique. Ao sair da mesa, deixe o guardanapo à direita, sem dobrar.
6- Quais os copos certos para servir bebidas à mesa?
Um jantar formal requer quatro copos do mesmo jogo para cada convidado. Próximo ao prato fica o de água (maior). O de champanhe (em formato de taça ou flûte) vem em seguida, ligeiramente deslocado para o centro da mesa. Alinhados com o copo de água ficam os copos de vinho tinto (médio) e o de vinho branco (menor).
7- Arranjos de flores e velas na mesa, sim ou não?
Um arranjo de flores e velas sempre dá um ar mais festivo a sua mesa, mas utilize flores não muito chamativas para não roubar a atenção, pois o astro da noite é a mesa e a comida, use-os apenas para dar um toque.
8- Qual o momento de acender as velas?
Acenda-as dois minutos antes de chamar os convidados à mesa. Mas preste atenção ao clima. Prefira enfeitar a mesa com velas nos dias frios. Vale lembrar: tenha cuidado com o tamanho dos castiçais, que podem interferir na conversação dos convidados. Eles devem ficar abaixo da altura dos olhos, ou numa posição estratégica que não cause incômodo aos convidados.
9- Havendo sopa, como deve ser servida?
A sopa, se houver, deve já estar servida quando os convidados se sentarem à mesa. O mesmo para a água. Um forro debaixo da toalha evita que escorregue; convém que seja da mesma cor, ou de cor semelhante
10- A entrada é servida em um prato normal ou menor?
Em geral, usa-se o prato menor para saladas, melão com presunto, casquinha de siri, etc. A exceção é para o carpaccio, que pede o prato do tamanho normal. A entrada pode estar ou não na mesa quando os convidados são chamados para a sala de jantar.
11- Qual a hora adequada de servir o champanhe?
O champanhe cai bem desde o aperitivo até a sobremesa .
Mas prefira o do tipo seco, que acompanha a maioria dos alimentos. Se preferir o do tipo doce, sirva somente na sobremesa.
12- Quais são os vinhos indicados para cada prato?
A tradição diz que os vinhos tintos combinam com massas, carnes e aves. O branco com peixes, frutos do mar e doces. Já os queijos são um capítulo à parte. Dependendo do tipo, existe um vinho mais adequado. Confie no seu bom senso e consulte o seu fornecedor, que poderá dar dicas valiosas.
13- Onde é servido o café?
Sirva o café na sala de visitas, e depois de meia hora ofereça licor ou conhaque aos seus convidados. Se a festa se prolongar, nada mais simpático do que um suco de frutas ácidas, refrescantes e digestivas.