intoxicação e infecção alimentar - você sabe a diferença?
|
Intoxicação e infecção alimentar são dois conceitos muito distintos, por isso, é importante conhecer a diferença
|
Fundamentais para a nutrição e a saúde humana, os alimentos, também, podem ser responsáveis pela transmissão de várias doenças. A presença de microrganismos patogênicos no alimento, pode estar relacionada com cozimento inadequado, armazenamento impróprio e com falha nas condições sanitárias de preparo e podem causar desde de um simples desconforto intestinal a doenças graves, como a cólera, por exemplo. Dentre os alimentos que mais causam problemas por intoxicação e infecção alimentar está a carne de boi, a carne de frango, ovos e o leite.
As doenças de origem alimentar podem ser reunidas em dois grupos: as infecções e as intoxicações. Conheça as características de cada uma delas:
Intoxicação alimentar: são causadas pela ingestão de alimentos contento toxinas microbianas pré-formadas. Estas toxinas são produzidas durante a multiplicação dos microrganismos no alimento. Os sintomas de intoxicação aparecem rapidamente (algumas horas após a refeição).
Sintomas: náusea, vômito, dor de cabeça, dor abdominal e diarréia. Dor muscular e prostração podem ser observados em vários casos. Não existe tratamento específico, sendo importante reidratar o paciente, quando necessário.
Principais bactérias invasivas: Clostridium botulinum, staphylococcus aureus, Bacillus cereus,Vibrio cholerae, Escherichia coli enterotoxigênica, Campylobacter jejuni, etc.. e fungos produtores de micotoxinas.
Fontes de contaminação: alimentos conservados ou semi-conservados em latas, vidros ou produtos curados, dos quais o oxigênio tenha sido removido são a maior causa de surtos de botulismo.
Infecção alimentar: são causadas pela ingestão de alimentos contendo células viáveis de microrganismos patogênicos. Estes microrganismos aderem a mucosa do intestino humano e se proliferam, colonizando-o. Em seguida, pode ocorrer a invasão da mucosa e penetração dos tecidos, ou ainda, a produção de toxinas que alteram o funcionamento das células do trato gastrintestinal. O período de incubação é mais longo (alguns dias), uma vez que os germes necessitam de tempo para se multiplicar no aparelho digestivo.
Sintomas: diarréia, dores abdominais e grande quantidade de gases.
Principais bactérias invasivas: Salmonella, Shigella, Escherichia coli invasora, Yersinia enterocolitica.
Fontes de contaminação: produtos que contém carne bovina ou de aves, geralmente com molhos mantidos em temperatura ambiente. Na gastrenterite, os principais alimentos propícios ao crescimento da bactéria Salmonella são os produtos de confeitaria, maionese, produtos de ovos e as carnes e derivados.
É bom lembrar que tortas, cremes, bolos, pudins, produtos de carne bovina, aves, salgadinhos, queijos, saladas e maionese são alimentos muito manipulados após o cozimento. A bactéria é geralmente transmitida pelas mãos.
A origem da intoxicação pode ser também a ausência de uma higienização adequada dos equipamentos e utensílios.