Rating: 2.5/5 (419 votos)




ONLINE
5








MASSAS

MASSAS

Não se sabe ao certo a real origem do macarrão. A versão mais aceita é a de que nasceu há mais de dois mil anos na China, de acordo com as famosas viagens de Marco Polo. No entanto, foram encontrados indícios de que há muitos séculos antes de Cristo já se preparava uma massa com cereais moídos e farinha. Após este período, os egípcios também desenvolveram este hábito, aperfeiçoando o seu preparo.

Foi na Roma antiga, porém, que foi consagrado o termo “pasta” pelo poeta latino Horácio. E mais ainda: seguramente, aparece na Ilha da Sicília, há cerca de mil anos atrás, o verbo “maccari” (que significa esmagar ou achatar com muita força). Assim, na ilha da Sicília, o homem aprendeu a fazer o “maccaruni” – combinações de trigo moído com água fresca e alguns goles de vinho branco.

O que todos sabem é que o macarrão, como conhecemos hoje, ganhou notoriedade na Itália, já que a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores consumidores e difusores do macarrão por todo o mundo. A prova maior deste fato é que foram eles os inventores de mais de 500 variedades de tipos e formatos. Foi ainda nesta época que o povo italiano incorporou ao macarrão um ingrediente nobre: a farinha de grano duro, que permitiu a invenção da famosa pasta al dente.