Rating: 2.5/5 (419 votos)




ONLINE
8








CAPITAL DA GASTRONOMIA

CAPITAL DA GASTRONOMIA

Primeira Anterior              Próxima Ultima




(Foto 2/5)

SÃO PAULO


Capital Mundial da Gastronomia


 


A cidade de São Paulo é considerada a Capital Mundial da Gastronomia, principalmente pelo fato de que apresenta representação gastronômica de 52 países, que oferecem em seus cardápios, elaborados por grandes chefs internacionais, que para cá vieram, trazendo a mais requintada cozinha internacional. Na cidade existem mais de 10 mil restaurantes onde se pode apreciar pratos elaborados por chefes franceses, italianos, japoneses e de outros paises.
 


O projeto que outorgou a cidade o título de Capital Mundial da Gastronomia foi lançado em 1988 e durante dez anos foi aprimorado com o lançamento de ações e programas de trabalho para criar uma infra-estrutura necessária para sua concretização.



No ano de 1995 por resolução da Câmara Municipal de São Paulo, foi criado um grupo de trabalho de vereadores de diversos partidos, que aprovaram por unanimidade a oficialização que prepararia a cidade para receber este título.



Para que essas ações se concretizassem foi criada uma Comissão de Honra das Nações, constituída por representantes oficiais de 40 paises e 10 entidades civis internacionais que estiveram presentes durante a realização do 10o CIHAT – Congresso Internacional de Hospedagem, Gastronomia e Turismo e que outorgaram o título à Cidade de São Paulo, homenageando as capitais gastronômicas do mundo como Paris (hors-concours), Nova Iorque, Tóquio, Roma, Madrid, Lisboa, Cidade do México e Buenos Aires.



A gastronomia representa a expressão cultural dos povos e São Paulo, pela miscigenação das raças migratórias, desenvolveu uma cultura gastronômica com restaurantes típicos, alem da riqueza da culinária brasileira, que oferece variedade e alto padrão de qualidade, compatível com qualquer país.